O Conectividade Social consiste em um canal obrigatório de acesso e troca de informações entre empregadores e a Previdência Social. Ou seja, viabiliza ao empregador enviar dados relacionadas ao FGTS à Caixa Econômica Federal, que opera este fundo, via internet.

O Conectividade Social oferece várias funcionalidades aos usuários. Entre elas, destacam-se as seguintes:
– Arquivos PIS-Empresa WEB;
– Arquivos de Guias de Recolhimento Rescisório do FGTS – GRRF;
– Arquivos gerados pelo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).
Além disso, o Conectividade Social ainda permite obter extratos das contas vinculadas de FGTS e relatórios de inconsistências cadastrais.
Quem pode usar o Conectividade Social?
Este canal é focado em Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas que optaram pelo plano SIMPLES, o qual conta com até 10 empregados. Contudo, agentes Financeiros FCVS e Agentes Financeiros do SFH podem utilizá-lo para enviar e receber movimentações de FCVS e CADMUT.
É importante frisar que outros tipos de empregadores devem usar o canal Conectividade Social padrão ICP.
Por que usar este canal?
O Conectividade Social pode facilitar o cumprimento de obrigações empregatícias relacionadas ao FGTS e à Previdência social. Isso porque ele simplifica o envio das informações para o recolhimento desse imposto.
Não obstante, o Conectividade Social é um canal direto entre a Caixa e o empregador. Isso facilita a obtenção de informações relevantes sobre o fundo, reduzindo custos operacionais e inconsistências. Ao ter um processo mais assertivo, o empregador também não precisa se preocupar em fazer regularizações futuras em sua empresa.
Acessando o Conectividade Social
Para utilizar este canal, é necessário instalar um programa específico no computador. Este software deve ser baixado do site da Caixa Econômica Federal, sendo esse um software pode ser obtido junto ao site da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que ele demanda o uso de uma Certificação Eletrônica válida e senha.
Onde obter uma Certificação Eletrônica?
Essa certificação é imprescindível para conseguir acessar o Conectividade Social. Os Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas do SIMPLES, com até 10 empregados, podem conseguir sua Certificação Eletrônica em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Com ela, tanto empresas quanto pessoas físicas podem assinar contratos eletrônicos com validade jurídica através da internet. É importante ressaltar que este certificado também pode ser usado para outras aplicações federais, estaduais e municipais.
Passo-a-passo do Conectividade Social
Muitos usuários do canal já se depararam com telas de erro ao tentarem acessar suas funcionalidades.

Por conta disso, é importante saber como driblar essas barreiras a fim de realizar o trabalho com assertividade e rapidez. Para isso, basta manter em mente que:
- O site Conectividade Social só aceita ser aberto pelo Internet Explorer versão 11;
- A versão do Java do computador precisa ser a 7. Isso porque a versão 8 é incompatível com o site;
- É preciso fazer três configurações no Internet Explorer e uma configuração no Java antes de conseguir acessar o site.
Conectividade Social pelo Internet Explorer
Ao abrir o Internet Explorer, deve-se clicar em “Opções de Internet”. Na aba “Avançadas”, o usuário deve manter selecionadas as opções “Usar SSL 2.0” e “Usar TSL 1.0”.
Ainda no Internet Explorer, deve-se selecionar a aba “Segurança”. Feito isso, o usuário deve clicar em “Sites Confiáveis” e, em seguida, arrastar o nível de segurança para “Baixo”. Depois basta clicar em “Sites” e adicionar o link do site Conectividade Social.
A última configuração do Internet Explorer consiste em clicar em “Configurações do Modo de Exibição e Compatibilidade” e adicionar o link do site Conectividade Social. Deve-se manter selecionada a opção “Exibir sites da intranet no Modo de Exibição de Compatibilidade”.
Configurando o JAVA
Para isso, é preciso adicionar os sites abaixo na lista de exceções do Java:
http://conectividade.caixa.gov.br
http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/sicnsregistro/applet/assinar1.jar
https://conectividade.caixa.gov.br
https://conectividade.caixa.gov.br/registro/registrar.m?null
https://conectividade.caixa.gov.br:443
O processo de adição consiste em abrir o “Painel de Controle”, clicar em “Programas” e escolher a opção “Java”.

Com isso, o programa abrirá uma janela onde o usuário deverá clicar nas abas “Segurança” e “Editar Lista de Sites”. Em seguida, bastará adicionar os links da lista acima.
Depois de fazer todas estas alterações, o usuário deve reiniciar seu computador. Vale lembrar que, para acessar o Conectividade Social, é preciso ter o Certificado Digital.
Para solucionar o problema que estão vivenciando é necessário setar permissão para o grupo de usuários que utilizam o aplicativo, para isso faça o seguinte:
1. Dê permissão no diretório C:\WINDOWS\PREFETCH
2. Também em C:\Arquivos de programas\Caixa
3. Vá no Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Diretivas de Segurança Local > Configurações de Segurança > Diretivas Locais > Atribuição de Direitos de Usuário > ‘Criar Objetos Globais’ > Adicionar o usuário ou adicione à uma GPO.