Windows Server 2012 – Adicionar Papel de Parede do Windows via GPO

Padronizar as estações do domínio é sempre recomendado. E hoje darei uma dica de como definir uma foto para ser usada como papel de parede pelos usuários das estações. O processo é fácil quando usamos GPO. Vamos lá:

  1. 1. Crie uma pasta no seu servidor. Neste caso, criei uma pasta chamada da forma que quiser no meu caso ficou como ” Compartilhada”
  2. Clique com o botão direito do mouse na pasta, procure pela abacompartilhamento e compartilhe ela. No exemplo abaixo, notamos que ela está compartilhada pelo caminho: \\SRV-JB\Compartilhada

3.  Agora clique na aba Segurança e adicione o grupo usuários  Autenticados. No exemplo abaixo, não optei pelo grupo usuários autenticados, mas sim pelo grupo usuários do domínio(ou Domain Users, caso for Inglês). No exemplo abaixo, adicionei o grupo usuários do domínio e dei as permissões de Ler e Executar, Listar conteúdo da pasta e Leitura. Defina as permissões e clique em Aplicar e depois OK. Dei permissão também de listar conteúdo da pasta porque há outros arquivos em que os usuários do meu Lab tem que listarem.

Essas permissões é para que os usuários possam “ler” a foto a ser aplicada e consigam receber a configuração. Uma dica que dou aqui é quando dado as permissões você ir em alguma estação e copiar o caminho do compartilhamento e ver se o usuário está conseguindo visualizar a foto a ser aplicada. Tento essa confirmação, você saberá que o compartilhamento e as permissões estão tudo Ok.

4. Agora iremos acessar o console de políticas de grupos. Com ele aberto, crie uma GPO acima das OUs em que receberam a diretiva. No meu caso, criei uma GPO chamada GPO_WallpaperDominio acima das OUs Auditoria, Domain Controllers, Várzea Alegre, … Assim, estou afirmando que todos os usuários que se encontram nas OUs abaixo da GPO_WallpaperDominio receberão a GPO de área de trabalho. Criado a GPO, clique em Editar para habilitarmos as configurações.

 

5. Navegue em Configurações de Usuário/Políticas/Modelos Administrativos/Área de Trabalho/Active Desktop e procure pela configuração Papel de parede da área de trabalho, conforme figura abaixo.

Após achar a configuração, clique nela com o botão direito mouse e depois clique em Editar. Selecione habilitado e digite o endereço do compartilhamento da foto, conforme figura abaixo. Outra dica que dou é você após ter digitado o compartilhamento no campo, copiá-lo na barra de endereço do Windows e verificar se a foto está abrindo. Caso esteja é sinal que o endereço está Ok. Caso não verifique o que falta(se há algum espaço a mais, etc.). Sabendo que o endereço tá Ok, clique em Aplicar e Ok

 

A configuração para área de trabalho dos usuários tá Ok. Agora vamos proibir para que os mesmos alterem a foto da área de trabalho das estações. Nas mesmas configurações, procure pela configuração Proibir alterações.

 

Clique nela com o botão direito mouse e depois clique em Editar. Selecionehabilitado conforme figura abaixo.

 

Fonte : Windows Server 2012: Papel de Parede do Windows via GPO – artigos TechNet – Brasil (Português) – TechNet Wiki (microsoft.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.