Inicio

Big Data: tudo que você sempre quis saber sobre o tema!

O mundo gera, diariamente, 2,5 quintilhões de bytes (sendo 1 quintilhão igual a 10 elevado à 18ª potência). As mais diversas ações diárias da sociedade (de manifestações de usuários nas redes sociais a registros corporativos e movimentações financeiras) tornaram-se dados valiosos paras as empresas, que podem utilizá-los para conhecerem melhor seus clientes, entenderem seu comportamento de compra e até prenunciarem uma crise no setor ou migração de clientes à concorrência.

Neste cenário cada vez mais dinâmico, ter acesso – antes dos rivais – às mudanças de mercado é o limiar incontestável entre o viver e o morrer no universo corporativo. E é aqui que entra o segredo do sucesso no trabalho com Big Data.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, ainda em 2013, já revelava o poder de Big Data nas empresas modernas. O levantamento, feito com 1.144 gestores de 95 países (incluindo o Brasil) mostrou que 53% das organizações já utilizavam Big Data para compreender e melhorar a experiência do cliente. Até ligas esportivas, como a NBA, têm feito isso.

As possibilidades de aplicação de Big Data vão muito além da experiência do cliente, na verdade. É possível, por exemplo, usar essa tecnologia para aumentar a segurança na infraestrutura de TI, melhorar o ROI das ações de marketing, reduzir custos, otimizar processos e até prever movimentos de mercado antes da concorrência.

Sim, isso é possível, e não é feito com base em intuição; é o poder da TI aliado à Estatística, Ciência Social e programações matemáticas avançadas. Não é à toa que um estudo recente da IDC, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, mostrou que o mercado mundial de Big Data deve crescer 600% a mais do que a TI até 2018, movimentando a incrível marca de US$ 41,5 bilhões neste mesmo período.

SEGUNDO ESTUDO RECENTE DA IDC, O MERCADO DE BIG DATA DEVE CRESCER 600% A MAIS QUE A TI ATÉ 2018

Contudo, mesmo com sua popularização e projeções mais do que otimistas do crescimento de Big Data para os próximos anos, alguns questionamentos básicos sobre o tema ainda são comuns. Quais as diferenças entre Big Data e BI? Como usar a coleta e análise de dados na prática? Quais tipos de insights podem ser gerados?

Se você também tem essas dúvidas – independentemente de ser um gestor que quer levar sua empresa a uma nova era, um profissional buscando se especializar em Data Science, um professor que deseja abordar esta nova tecnologia em sala de aula com seus alunos, ou simplesmente um curioso no assunto –, vale a pena investir alguns minutos de seu dia na leitura deste verdadeiro guia para iniciantes em Big Data!