Cientista de Dados

Cientistas de dados são os grandes mineradores de dados. Eles recebem uma enorme massa de dados desorganizados (estruturados, semi-estruturados ou não-estruturados) e usam suas habilidades em matemática, estatística e programação para limpar, tratar, transformar e organizar esses dados. Em seguida, eles aplicam suas capacidades analíticas – conhecimento de negócio, compreensão contextual, ceticismo de suposições existentes e algoritmos de Machine Learning – para descobrir soluções para os problemas de negócios e contribuir na tomada de decisões e estratégias empresariais. Essa profissão é relativamente nova e pelo terceiro ano seguido é a profissão em maior demanda nos EUA, com a remuneração anual superior a 100 mil dólares. Cientistas de Dados são profissionais que sabem muito sobre muitas coisas e sua experiência é fundamental para a construção de aplicações inteligentes e análise de Big Data.

Aliás o Big Data é a grande mola propulsora de inovação. Nunca tivemos um volume de dados tão grande e tão variado e novas técnicas, ferramentas e profissões surgiram para lidar com Big Data. E acredite, estamos apenas no começo.

Já escolheu a carreira que você deseja seguir? Lembre-se de fazer uma autocrítica pessoal e sincera, sobre suas habilidades e desejos profissionais. Estamos ainda na infância do Big Data e muito ainda está por vir. Comece sua preparação desde já e invista em uma carreira em análise de dados. Esta é uma decisão bastante inteligente e que pode aumentar e sua empregabilidade.

No próximo post vamos ajudá-lo com um plano de treinamento para que você desenvolva seus skills em Big Data e Data Science.