Ferramentas do Mundo Big Data

Apache Hadoop

Em se tratando de Big Data, sabemos que é gigantesco o volume de dados gerados, podendo chegar a inúmeros gigabytes. Por isso, é importante poder contar com uma ferramenta dedicada ao armazenamento desses dados.

Apache Hadoop é uma das principais ferramentas de Big Data utilizadas no mercado. Esse famoso software é capaz de aumentar ou diminuir o tamanho de qualquer arquivo. Tudo isso de maneira ágil.

A plataforma está disponível nas versões gratuita e paga.

 

Oracle Data Mining

A mineração de dados é uma das etapas da análise de Big Data que consiste em “peneirar” as informações mais relevantes em meio a todo aquele volume coletado.

Para ajudar nessa parte, você pode recorrer ao Oracle Data Mining. Essa ferramenta fornece poderosos algoritmos de mineração de dados que permitem aos analistas obterem insights, fazer previsões e alavancar investimentos.

Com o ODM, você pode também criar e aplicar modelos preditivos e fazer projeções sobre o comportamento do cliente, desenvolver perfis, identificar oportunidades de vendas e detectar possíveis anomalias e fraudes.

Statwing

Statwing é uma ferramenta muito útil para análise estatística. Para utilizá-lo, basta importar uma planilha para essa plataforma e os dados serão verificados automaticamente.

Por meio do Statwing, é possível construir relações entre diferentes dados e chegar a conclusões bem fundamentadas. Além disso, você pode:

  • Fazer uma análise detalhada sobre conjunto de dados;
  • Comparar e descrever os dados coletados;
  • Gerar tabelas e gráficos automaticamente.

Tableau

Visualizar as informações com clareza é fundamental para quem quer investir em análises de Big Data. Nesse sentido, uma das principais ferramentas de Big Data para essa finalidade (visualização) é o Tableau.

Trata-se de um software que permite criar mapas, gráficos variados, tabelas e outros recursos gráficos para facilitar a compreensão das informações ali colocadas.

Tudo isso é criado de forma rápida e atualizado em tempo real. Estão disponíveis versões gratuitas e versões pagas com funcionalidades adicionais.

Chartio

Chartio permite que você combine os diferentes dados coletados e crie relatórios diretamente no seu navegador. Os arquivos, então, poderão ser convertidos em formato PDF e enviados por e-mail.

Essa ferramenta também está disponível nas versões gratuita e paga.

Pentaho

Durante a análise de Big Data, é interessante tentar integrar as informações das diferentes plataformas e softwares utilizados. O Pentaho é um exemplo de ferramenta que permite essa integração.

Com o Pentaho, é possível conectar o Tableau (item 5) com as redes sociais da sua empresa e, a partir disso, ser mais eficiente no uso dessas informações.

O Pentaho é gratuito no primeiro mês.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.